quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lula anuncia veto ao projeto do pré-sal e frustra prefeitos da PB.

Na próxima quarta-feira, 15, vários prefeitos de todo o país, incluindo paraibanos, vão participar de uma mobilização em Brasília. O ato visa pressionar a União para sanção dos novos critérios de distribuição dos royalties do petróleo, que beneficia estados e cidades paraibanas. A informação foi passada pelo presidente da (Famup), Buba Germano (Foto), que ontem participou de reunião do Comitê de Articulação Federativa (Caf) com o ministro de Relações Internacionais, Alexandre Padilha, no Distrito Federal. Uma carta manifesto também será entregue pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já admitiu publicamente o veto à matéria aprovada pela Câmara dos Deputados.

“Na reunião do Cafe, deixamos uma carta com o ministro Padilha para ser repassada ao presidente Lula. Somos pela sanção (da partilha dos royalties com os demais estados não produtores) e argumentamos que há forma para para compensar Espírito Santo e Rio de Janeiro (produtores)”, afirmou Buba. “O ministro falou para a gente sobre o ponto de vista do governo, que é de vetar”, acrescentou.

Ainda de acordo com Buba, ficou acertado uma mobilização para a semana que vem. “Dia 15 teremos outra mobilização dos prefeitos. Queremos a reposição das perdas de 2010 (com o FPM) e o único benefício que poderia nos ajudar nisso pode ser vetado pelo presidente”, criticou. “Na ocasião, vamos novamente questionar a falta de atenção do governo federal com os prefeitos”, completou.

Na reunião de ontem, participaram três entidades que compõem a Cafe, que são Associação Brasileira dos Municípios (ABM) e Frente Municipalista. Ainda de acordo com Buba Germano, o comportamento do presidente com relação ao royalties. “Está parecendo mesmo o fim de festa. Ontem (anteontem) mesmo, o presidente chegou a anunciar o PAC2 e ao mesmo tempo o ministro Mantega falou em cortes”, criticou.

Do Jornal da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário